Sofia Grilo

image

Sofia Grilo

Violino barroco

Professora de Violino, Violeta e Orquestra (infantil e juvenil) na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, desde 2017. 
Ao longo dos anos tem vindo a desenvolver a sua atividade artística tanto no violino moderno como no violino barroco. Integra diversos projectos com orquestras e agrupamentos modernos, sendo que entre 2012 e 2015, foi violino tutti/reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras. No âmbito da música antiga, integrou a Orquestra Barroca do Conservatório Superior de Castellon e do agrupamento Camerata Joanina, desde a sua fundação. Colabora também regularmente com o agrupamento Concerto Ibérico. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra em 1997, na classe de violino do professor João Ventura. Posteriormente prosseguiu os seus estudos na Universidade de Aveiro na classe do professor Zoltán Santa, tendo concluído em 2011 a Licenciatura de Performance em Violino e o Mestrado em Ensino de Violino em 2015. A partir de 2013 alarga os seus estudos ao violino barroco com o professor Angel Sampedro, e posteriormente, em 2016 inicia a especialidade de violino barroco no Conservatório Superior de Música de Castellon. Entre 2018 e 2020, frequentou o Mestrado em Performance de Música Antiga (Violino barroco) na ESML, na classe do professor Benjamin Cheniér.  Desenvolveu a suas aprendizagens artística com violinistas como Sergey Kravchenko, Angel Sampedro, Benjamin Cheniér, Lorenzo Collito, Carlos Zíngaro Alves, entre outros. 
Como docente, entre 2011 e 2018, lecionou Violino e Violeta na Escola de Música São Teotónio e no Conservatório de Música de Coimbra. 
Desde 2015 que orienta regularmente diversos cursos, estágios de orquestra e masterclass direcionados para crianças e jovens músicos, em Coimbra, Aveiro, Figueira da Foz e Lisboa.


Ensembles onde participa