XVIII WEST COAST – FESTIVAL DE MÚSICA ANTIGA DE OEIRAS 2025

Start

18 OCT 2025

End

14 NOV 2025

Place

Oeiras

INTRODUÇÃO

A décima oitava edição do festival West Coast tem o período actividades públicas entre meados de outubro e meados de novembro, praticamente um mês em que múltiplas actividades acontecem. Centradas nos concertos, as restantes acções orbitam em torno dos mesmos, antecipando-os, explicando-os, desdobrando-os em outras que seguem os objectivos centrais do festival e também da MAAC. Deste modo integrado, cremos, podemos continuar a oferecer uma actividade de excelência que visa difundir a música antiga e a performance histórica, e, concomitantemente, alargar públicos de um dos festivais de música antiga com mais pergaminhos em Portugal.


LINHAS ORIENTADORAS DO PROGRAMA DE 2025

Do ponto de vista das temáticas, o festival sempre teve algumas conexões importantes ao património musical português; este ano, um tópico se impôs, que é o da celebração do Ano Camões. Iniciamos, pois, com a participação de um dos maiores pensadores sobre a Cultura Portuguesa, em particular daquele período histórico, abrindo também a edição deste ano dos festival à comunidade, o Prof. Doutor Onésimo Teotónio de Almeida. À distância, desde a sua Cátedra na Universidade de Brown nos Estados Unidos da América, tem-nos apresentado nos seus livros uma reflexão crítica sobre vários aspectos da cultura lusa, alguns dos quais com especial enfoque no período das Descobertas. Para esta conferência contamos com a disponibilização do Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.

A explosão cultural e científica Europeia que aconteceu nos séculos de quatrocentos e quinhentos teve também em Portugal grandes vultos; no caso da Música, o compositor negro Vicente Lusitano, entre tantos outros, emerge como um exemplo de sofisticação, cosmopolitismo e sobretudo de multiculturalismo. Exemplo singular que o Portugal oferecia à Europa culta coeva.

Do ponto de vista da execução musical, convidamos um dos mais emblemáticos e prestigiados ensembles que trabalha de modo muito particular a performance histórica das vocalidades antigas, o grupo 'Graindelavoix', dirigido por Björn Schmelzer. Este grupo apresenta-nos o programa 'Ex-Nihilo' num retrato sonoro da época, pleno de recorte e eloquência. Bjӧrn Schmelzer explica depois, numa conversa no dia seguinte ao concerto na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo em Linda-a-Velha, o percurso de investigação e a procura sonora que realizou para chegar a um resultado surpreendente e cativante para o público.

Paralelamente ao sublime modelo da polifonia vocal renascentista, Miguel del Barco e Manuel Pascual apresentam em concerto uma das facetas mais plebeias da música daquele período, a que era tocada pelos menestréis, exclusivamente com instrumentos de sopro, e que terão como mote a dança.

Os concertos do West Coast dedicados à obra de Francisco António de Almeida (Crato, 1703 - Sacavém, 1754) integram também este plano plurianual, contribuindo de modo substantivo para a merecida difusão da obra deste compositor, na perspectiva de que a sua música possa vir a integrar a galeria de compositores de referência do grande público. Teremos, pois, dois concertos na programação dedicados à música de Almeida. O primeiro, que abre o festival no dia 18 de Outubro às 21h30 na Igreja de São Romão de Carnaxide, apresenta alguns exemplos da sua polifonia vocal religiosa, uma das áreas mais reconhecidas da obra de Almeida; no segundo (14 novembro às 21h30 na Igreja Matriz de Oeiras), mais centrado no aspecto solístico vocal, são apresentadas algumas árias em primeira audição moderna, transcritas pelo director do festival, João Janeiro, que terão sido escritas aquando da sua muito provável visita à Corte de Dresden de Augusto, o Forte, considerada a Roma do Norte. Nestas árias de Almeida encontramos claras influências estéticas e instrumentais da música que era ali executada. A cidade Dresden, na primeira metade do século dezoito, foi centro de encontro musical de grandes compositores e instrumentistas, como Heinichen, Fasch, Vivaldi, Pisendel, Hasse e até o próprio Bach. Como enquadramento deste contexto musical da cidade de Dresden na primeira metade de setecentos, os extraordinários músicos Alfonso Sebastián, no cravo, e Andoni Mercero, no violino, apresentam-nos um programa em torno das Sonatas de Bach e da Escola de Dresden, num desfiar de virtuosismo e genialidade performativa.

 

ACTIVIDADES PARALELAS

Além dos concertos, como sempre tem acontecido nas restantes edições, o festival integra uma componente de formação para estudantes dos conservatórios e escolas superiores, e outra de interacção informal com os públicos; enquadrando-se nesta componente estão as masterclasses , as conversas / talks, a visita ao órgão histórico da Igreja de S. Romão de Carnaxide, que terá concluído o restauro, bem como a sessão de apresentação do Festival na qual participará o convidado Prof. Onésimo Teotónio de Almeida.

Program

18 Oct 2025
11:00 Conferência pelo Prof. Doutor Onésimo Teotónio de Almeida “Camões e as Descobertas Portuguesas”
Biblioteca Municipal de Oeiras
21:30 Concerto + Talk CAPELLA JOANINA (PT-BR) “A Obra Religiosa de Francisco António de Almeida” Dir. João Paulo Janeiro

BOL - Comprar Bilhetes

Igreja de São Romão de Carnaxide
24 Oct 2025
21:30 Concerto GRAINDELAVOIX (BE) “Ex-Nihilo” Polifonia Portuguesa Renascentista

BOL - Comprar Bilhetes

Igreja de São Romão de Carnaxide
25 Oct 2025
11:00 Talk “A Voz no Renascimento“ Björn Schmelzer
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha (EMNSC)
15:00 Visita ao órgão histórico da Igreja de São Romão de Carnaxide com João Paulo Janeiro
Igreja São Romão de Carnaxide
31 Oct 2025
21:30 Concerto MIGUEL DEL BARCO (ES) & MANUEL PASCUAL (ES) “Música para Ministriles” Órgão e Corneta

BOL - Comprar Bilhetes

Igreja São Romão de Carnaxide
01 Nov 2025
10:00 - 13:00 Masterclasse MIGUEL DEL BARCO, Órgão / Masterclasse MANUEL PASCUAL, Corneta
Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, Linda-a-Velha (EMNSC)
07 Nov 2025
21:30 Concerto ALFONSO SEBASTIÁN (ES) & ANDONI MERCERO (ES) “As sonatas para violino e cravo de Bach e a Escola de Dresden”

BOL - Comprar Bilhetes

Capela Nossa Senhora de Santo Amaro, Oeiras
14 Nov 2025
21:30 Concerto + Talk FLORES DE MVSICA (PT-BR) “Teatro Sacro: Árias de Francisco António de Almeida” ESTREIAS MODERNAS Eunice Abranches d’Aguiar, soprano Arthur Filemon, alto Dir. João Paulo Janeiro

BOL - Comprar Bilhetes

Igreja Matriz de Oeiras